cerrado-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

11.12.08

Seleção de empreendimentos para Biofach 2009

O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulga a chamada de seleção de empreendimentos para a participação na BioFach Alemanha 2009:

1. Contextualização da BioFach

A BioFach Alemanha é a maior feira do setor de orgânicos da Europa e acontece anualmente em fevereiro na cidade de Nuremberg.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, vem participando dessa feira desde 2003 oferecendo oportunidade às diversas cooperativas e associações da agricultura familiar de realizar negócios com compradores de todas as partes do mundo.
A BioFach Alemanha é uma feira de negócios onde não são permitidas vendas diretas de produtos aos visitantes e compradores. É um espaço qualificado onde os empreendimentos da agricultura familiar poderão expor produtos, promover degustações, agendar visitas, conhecer fornecedores e compradores de produtos orgânicos certificados, conhecer novas tecnologias, prospectar e realizar negócios.
O MDA estará com um estande de 61 metros quadrados na BioFach 2009, que acontecerá no período de 21 a 24 de fevereiro de 2009 em Nuremberg – Alemanha e estará oferecendo a oportunidade para que 10 (dez) empreendimentos da agricultura familiar que têm condições reais de efetuar negócios significativos, exponham seus produtos CERTIFICADOS (que tenham selo de certificação orgânica internacional reconhecido na Europa).
O estande para exposição e degustação de produtos orgânicos certificados será compartilhado entre as diversas cooperativas e associações de diferentes regiões do país que comercializam produtos orgânicos da agricultura familiar e reforma agrária.

A organização de toda a agenda de viagem será feira pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha que estará cuidando da logística de hospedagem e passagens aéreas. Os bilhetes aéreos compreenderão o período de viagem que é de 16 a 24 de fevereiro de 2009. Qualquer alteração de itinerário e/ou data da viagem correrá por conta do participante.

2. Capacitação prévia

Com o intuito de qualificar a participação na referida feira assim como os processos de comercialização, será realizada uma capacitação para os representantes dos empreendimentos selecionados em Brasília – DF, no período de 27 a 29 de janeiro de 2009, em parceria com a GTZ (Cooperação Técnica Alemã).

3. Objetivo da Chamada

A presente chamada tem por objetivo selecionar 10 (dez) empreendimentos que possuem produtos com selo de certificação orgânica internacional para participarem do estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário na BioFach 2009.

4. Condições oferecidas de participação

a) Viabilização de passagens aéreas (a partir das capitais dos Estados) de ida e volta e diárias para um(a) representante por empreendimento selecionado para participar da Oficina de Capacitação para a BioFach 2009, a ser realizada dos dias 27 a 29 de janeiro de 2009, em Brasília – DF.
b) Deslocamento aéreo desde a capital do Estado de origem até a cidade de Nuremberg e retorno após a feira de um representante do empreendimento para participar do estande no MDA na BioFach 2009.
c) Hospedagem em hotel na cidade de Nuremberg durante o período da viagem.
d) Espaço para exposição dos produtos no estande coletivo do MDA.

Por se tratar de uma feira de negócios, o representante deverá ter perfil para fazer negociações com potenciais compradores e levar dados e informações claras e concretas de seus produtos.

5. Contrapartida exigida

Aos empreendimentos são exigidas as seguintes contrapartidas para participação na BioFach 2009:
a) Participar, obrigatoriamente, da Oficina de Capacitação para a BioFach 2009, a ser realizada em Brasília – DF, de 27 a 29 de janeiro de 2009;
b) Ter passaporte válido na data da viagem;
c) Levar e/ou enviar produtos destinados à exposição e degustação em quantidade suficiente para todo o período da feira;
d) Responsabilizar-se pela guarda, exposição e degustação dos produtos durante a feira;
e) participar durante todo o período da feira; e
f) Preencher a ficha de avaliação que será entregue durante a feira e posteriormente informar sobre a concretização de negócios.

6. Critérios de seleção

Para seleção dos 10 (dez) empreendimentos serão adotados os seguintes critérios com base no perfil exigido para participação na BioFach 2009:

a) Possuir produtos orgânicos com certificação reconhecida na Europa.
b) Ser um empreendimento formalizado da agricultura familiar.
c) Atuar ou ter condições e escala para  acessar o mercado internacional.

7. Processo de seleção

O processo de seleção dos empreendimentos se dará por meio da avaliação das informações contidas no questionário de seleção, enviado em anexo a esta chamada.
Se necessário, a comissão de seleção dos empreendimentos poderá fazer consultas às referências indicadas no questionário.

8. Comissão

Os empreendimentos serão selecionados por uma comissão de seleção composta por técnicos do MDA/GTZ (Cooperação Técnica Alemã).

9. Prazos e forma de envio

O prazo para envio do questionário de seleção será dia 18 de dezembro de 2008.

Faça download do questionário: Questionário seleção Biofach 2009

O questionário de seleção, devidamente preenchido, deverá ser enviado para o seguinte e-mail: maria.antonia@mda.gov.br.

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing