cerrado-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

Sala Caatinga Cerrado

A Sala Caatinga Cerrado é um estande coletivo realizado em feiras e eventos comerciais no qual os empreendimentos da Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-Produtivas apresentam seus produtos, visando à construção de parcerias e a realização de negócios. Atualmente, ela ocorre na ExpoSustentat América Latina (feira de produtos e serviços sustentáveis), realizada anualmente em São Paulo.

Na ExpoSustentat, a Sala Caatinga Cerrado, antes chamada de Sala Nordeste & Cerrado, está na sua 3ª edição. Em 2006, um conjunto de 31 associações e cooperativas, juntamente com suas redes, representou a riqueza e a diversidade dos dois biomas. Em 2007, após a certeza de que as feiras desempenham um importante papel na promoção comercial e no aperfeiçoamento dos produtos da agricultura familiar, foi realizada a 2ª edição da Sala Nordeste & Cerrado, dessa vez com a presença de 150 empreendimentos representados por 15 redes e articulações que, direta e indiretamente, beneficiavam 17.000 famílias de 14 estados do Brasil.

Na 3ª edição, em 2008, estarão presentes na Sala 26 empreendimentos de dez estados do Brasil, representando 6.300 famílias e oferecendo produtos como: mel, castanhas, frutas e derivados, óleos, fitoterápicos, fitocosméticos, artesanatos, biojóias e muito mais. Veja a lista de empreendimentos participantes na Sala Caatinga Cerrado – Exposustentat 2008.

Critérios de Seleção

Os empreendimentos são selecionados a partir de suas características em relação ao perfil da feira, a fim de que a sua participação seja satisfatória.

Em 2008, foi realizada uma chamada de seleção que estabeleceu os critérios para que os empreendimentos fossem escolhidos, processo que se deu através de um questionário que foi avaliado pela comissão de gestão da iniciativa Caatinga Cerrado. As inscrições estiveram abertas até 9 de setembro de 2008.

Veja os documentos:
» Edital de Seleção de empreendimentos para participação na Sala Caatinga Cerrado 2008 (PDF de 100Kb)

» Questionário de Seleção
Após ler o Edital, preencha este formulário (Doc de 130kb)

*Para ler o edital, é necessário o Adobe Reader, clique para fazer download do programa

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing