caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

12.09.11

Prefeitura de Salvador/BA realiza Encontro com Agricultura Familiar para divulgar edital do PNAE

A Prefeitura de Salvador/BA realizou no dia 31 de agosto o I Encontro da Agricultura Familiar. O objetivo do Encontro foi de orientar as cooperativas no acesso ao Edital 035/2011, lançado no dia 25 de agosto e que te como finalidade a compra direta de gêneros alimentícios da agricultura familiar, por meio de pregão presencial.

O Encontro foi fruto da parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Coordenação de Ações Sócio-educativas – CAS, do Projeto Nutre Nordeste (iniciativa da ONG AGENDHA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário), da Fetag Bahia, Unicafes Bahia e Seagri/Suaf.

Para o Secretário Municipal de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, afirmou que “Salvador precisa se tornar referência para todo o país na aquisição de produtos da agricultura familiar, na medida em que fortalecendo as cooperativas com a comercialização de seus produtos, diminui as desigualdades sociais que são mais latentes nas cidades grandes.” O Secretário ainda afirmou que a partir de 2012, o Município de Salvador entrará com recursos próprios na compra dos alimentos, elevando o valor per capta do PNAE.

Cínthia Carvalho, Coordenadora da CAS ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura com as organizações da agricultura familiar da sociedade civil e com o Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto Nutre Nordeste. “A elaboração do edital contou com o apoio dessa parceria e sua divulgação, por essas entidades é essencial para termos bons resultados”, ressaltou Cínthia.

Para dar encaminhamento aos muitos anseios e discutir a modalidade de pregão, Luciano Simões, Presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura aceitou a sugestão de realizar posteriormente um seminário especifico para analisar as questões jurídicas de usar a modalidade Chamada Pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Além do Encontro, que contou com a presença de diversas cooperativas de produção de leite, mel, grãos, temperos, carnes, polpa de frutas, doces, de todo o Estado da Bahia, foi montada uma mostra de produtos da agricultura familiar para toda a comunidade da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

por / Guilherme Souza
Articulador da AGENDHA para o Projeto Nutre Nordeste – Salvador/BA
Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing