caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

20.10.11

Encontro da Rede Bodega acontece em Paulo Afonso dias 25 a 27/10

Ocorre em Paulo Afonso nos dias 25 a 27 de outubro, o encontro da Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga que é uma Rede de iniciativa e coordenação da AGENDHA, que reúne mais de 30 Organizações Produtivas (Associações e Cooperativas), de 05 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte), que coletam, cultivam, criam e beneficiam produtos da sociobiodiversidade do bioma caatinga e comercializam na perspectiva de relação justas e solidárias, incentivando o consumo saudável e sustentável.

Neste Encontro, um dos marcos, serão as reflexões e tomadas de decisões quanto à inclusão dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, conforme preconiza o artigo 14 da lei 11.947/2009 que estabelece que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal para a compra de alimentação escolar devem ser usados na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar.

 

Para tanto, a AGENDHA também desenvolve o Projeto Nutre Nordeste que tem como objetivo o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de modo que as Organizações possam incluir sua produção no mercado institucional da alimentação escolar. Tudo isto junto são oportunidades, que melhoram a vida das pessoas associadas a estas Organizações, a economia local, regional, estadual e nacional, contribuindo também para a superação da pobreza, principalmente no Nordeste brasileiro.

 

A AGENDHA está confiante de que será mais um Encontro produtivo e dele resultará uma Carta Sociopolítica que será encaminhada aos Organismos Públicos competentes e que as Organizações continuarão nutrindo esta Rede de determinação e de muitos sabores, belezas e cuidado com o ambiente em que vivem e dele vivem.

Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha (Valda Aroucha)
Coordenação Geral – AGENDHA

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing