caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

27.10.08

Empreendimentos da Caatinga e do Cerrado são destaque na Exposustentat

A Sala Caatinga Cerrado foi um dos estandes mais visitados da Exposustentat 2008 – feira de bens e serviços voltados para o mercado sustentável, que ocorreu em São Paulo, de 23 a 25 de outubro. Num espaço de 200 m2, 26 empreendedores de 10 estados brasileiros dialogaram com especialistas e compradores, mostrando a riqueza da sociobiodiversidade desses biomas.  “Fiz contatos com empresas de diferentes países, entre eles Japão, Estados Unidos e Argentina, que se mostraram muito interessadas na nossa castanha. Para esta safra, todos garantiram pedidos”, conta, animada, a gerente Administrativa Comercial da Coopercaju (Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais da Castanha de Caju do Rio Grande do Norte), Rafaela Borges.

 Na Sala – a exposição de mel, castanhas, frutas e derivados, óleos, fitoterápicos, fitocosméticos, artesanatos diferenciados, biojóias, entre outros encantou os visitantes, que  reconheceram a qualidade do que estava exposto. “Este destaque para a caatinga e o cerrado é fundamental, porque mostra o que esses biomas, quando usados de forma sustentável, podem proporcionar para o país. Está me chamando a atenção a diversidade de produtos e como eles são produzidos a partir da conservação dos biomas”, afirmou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, durante sua visita.
 
Esta foi a 3ª Edição da Sala Caatinga Cerrado (antes chamada de Nordeste e Cerrado) na Exposustentat. Os empreendimentos presentes no espaço estavam representando 6.300 famílias de agricultores familiares que produzem utilizando novas tecnologias,  qualificando constantemente a mão de obra, mas sem perder de vista o conhecimento tradicional e o respeito à natureza.

Saiba mais: www.caatingacerrado.com.br

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing