cerrado-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-Produtivas

A Iniciativa

A Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-Produtivas é um espaço de articulação das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas. Ela tem o objetivo de promover o aumento do acesso a mercados nacionais e internacionais dos empreendimentos que comercializam produtos da sociobiodiversidade da Caatinga e do Cerrado.

Histórico

A iniciativa tem sua origem no desafio de qualificar os empreendimentos da agricultura familiar para participarem em feiras nacionais e internacionais de comércio. No ano de 2006, após um seminário realizado em Fortaleza-CE com essa finalidade, um conjunto de 31 associações e cooperativas, juntamente com suas redes e com organizações governamentais e não-governamentais de apoio, encarou o desafio de participar coletivamente da ExpoSustentat América Latina (feira de produtos e serviços sustentáveis), representando a riqueza e a diversidade da Caatinga e do Cerrado através da Sala Nordeste & Cerrado.

Em 2007, reconhecendo que as feiras desempenham um importante papel na promoção comercial e no aperfeiçoamento dos produtos da agricultura familiar, foi realizada a 2ª edição da Sala Nordeste & Cerrado, dessa vez com a presença de 150 empreendimentos representados por 15 redes e articulações que, direta e indiretamente, beneficiavam 17.000 famílias de 14 estados do Brasil.

Já em 2008, o conjunto de representantes das instituições promotoras e apoiadoras da Sala Nordeste & Cerrado e 20 redes e articulações dos biomas Caatinga e Cerrado realizaram uma oficina de planejamento participativo para refletir e estabelecer acordos sobre o futuro do processo. Nesse encontro, riquíssimo em idéias e debates, decidiu-se que uma iniciativa mais ampla e permanente seria necessária e que a participação em feiras seria parte da estratégia de acesso a mercados e não um fim em si mesma. Foi então que, em 09 de maio, essas organizações criaram a Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-Produtivas.

Objetivos e linhas de ação

Para o alcance de seu objetivo, a Caatinga Cerrado se propõe a atuar em quatro focos:

  • articulação, visando promover o acesso dos empreendimentos a serviços, parcerias e recursos que potencializem os esforços de comercialização dos produtos da sociobiodiversidade;
  • comunicação, através de mecanismos de comunicação, gestão de informações e marketing que promovam os produtos da sociobiodiversidade junto aos mercados;
  • desenvolvimento de capacidades, com o intuito de fortalecer e aperfeiçoar a capacidade dos empreendimentos de comercializar produtos da sociobiodiversidade e
  • acesso a mercados, por meio do desenvolvimento e implementação de estratégias de comercialização que aumentem o acesso dos empreendimentos e das redes aos mercados.

A Caatinga Cerrado busca aproveitar e dinamizar o acúmulo de experiências e de referências construídas pelas redes, articulações e empreendimentos em torno da prática eco-produtiva, ou seja, não visa substituir o trabalho das organizações existentes, mas sim, completar as lacunas existentes e promover a ampliação da comercialização dos produtos nos mercados diferenciados, no intuito de agregar valor e gerar renda através do conhecimento tradicional, do respeito ao ambiente e da inclusão social.

Universo de ação

Atualmente, a Caatinga Cerrado atua com um universo de mais de 20 mil famílias, representadas por cerca de 200 empreendimentos e 20 redes de 14 estados brasileiros, além de ter parceiros e apoiadores do Governo Federal Brasileiro, da Cooperação Alemã e de Organizações Não-Governamentais.

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing