caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

AMDH

base_clip_image002

AMDH
Associação de Moradores do Distrito de Horizonte

CNPJ: 41.338.435/0001-28

Endereço:
Distrito de Horizonte, zona rural da Cidade de Jardim – CEl

Telefone e Fax institucionais:
(88) 3555-5000
(88) 9951-2590
(88) 9283-1990

E-mail institucional:
asshorizonte@yahoo.com.br, tessonpb@yahoo.com.br

Representante comercial:
Laurilucia Alves da Silva

A Associação de Moradores do Distrito de Horizonte congrega aproximadamente 118 famílias, com destaque para a produção extrativista de pequi, fruto típico do Cerrado com grande área de ocorrência na Caatinga e considerado a principal fonte de geração de renda de muitas famílias.

The Residents Association of the District of Horizonte gathers around 118 families, mainly through the extractive production of pequi, a typical fruit from the Cerrado, greatly found in the Caatinga, and considered the main source of income generation of many families.

Histórico

 Fundada em 2000 a associação dos moradores do Distrito de Horizonte tem uma responsabilidade muito grande pela geração de renda  e social desta comunidade, visto que esta comunidade é formada de um pequeno vilarejo composto por  aproximadamente 200 famílias das quais 118  famílias são sócias da AMDH.

Merece destaque na atividade extrativista a coleta do pequi, fruto típico do cerrado e corresponde à principal fonte de geração de renda de muitas famílias na época da colheita. De uma maneira geral, cada família e/ou indivíduo envolvido no processo do extrativismo do pequi adotam praticamente o mesmo procedimento com relação ao destino da colheita. Dessa forma, uma parte da produção é destinada ao consumo próprio, uma outra é comercializada direta e/ou indiretamente (em geral ultrapassa 2/3 do estoque) e finalmente a terceira parte é transformada em óleo.

Número de famílias  

  1. Associadas: 118
  2. Famílias atendidas ou beneficiadas: 200

Cadeias produtivas

Óleo de pequi
Molho de Pequi sem pimenta
Molho de Pequi com pimenta

Certificados: Ministério de Agricultura e Visa Municipal
Validade dos produtos: 2 anos

Disponibilidade de vendas

 

Produtos

Unidade

 

Produção atual/ano
(última safra)

Capacidade de produção anual

Óleo de Pequi

litro

1.000

3.000

Molho de pequi

Frasco

400

4.000

Molho de pequi com pimenta

Frasco

600

6.000

 

 Produtos

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing