caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

17.10.08

Agricultores familiares se qualificam para o mercado sustentável

A inserção de produtos da agricultura familiar no mercado nacional e internacional de produtos da sociobiodiversidade será o tema de um encontro de capacitação que acontecerá em Goiás, de 07 a 10 de outubro. Só dos biomas Caatinga e Cerrado, estarão participando representantes de 28 empreendimentos de dez estados brasileiros, que representam cerca de sete mil famílias produtoras.

O evento, promovido pela articulação Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-produtivas, em parceria com a Sala Andes Amazônia (que também contará com a participação de produtores dessas regiões na capacitação), visa fornecer informações que possam subsidiar esses empreendedores na construção de parcerias e na identificação de novas oportunidades de negócios, a partir de uma atuação mais qualificada em espaços de comercialização como, por exemplo, as feiras nacionais e internacionais. Isso porque, são nessas ocasiões que eles têm que estabelecer uma comunicação mais estratégica com diferentes públicos: fornecedores de produtos, serviços e tecnologia, compradores, especialistas do setor e profissionais da mídia; além de participarem de rodadas de negócios, onde precisam apresentar ao comprador o diferencial de seus produtos, o que vem agregado a eles e mostrar que os critérios estabelecidos para que eles chegassem até ali foram respeitados.

Na pauta da capacitação estão, ainda, debates sobre a Política Nacional de Produtos da Sociobiodiversidade e sobre as linhas de apoio à exportação de produtos do Brasil. Em alguns momentos da atividade serão trabalhadas questões especificas sobre a preparação desses empreendimentos para a participação na Sala Caatinga Cerrado, que será montada pelo terceiro ano consecutivo (antes recebia o nome de Sala Nordeste e Cerrado) na ExpoSustentat – feira internacional de bens e serviços voltados para o mercado sustentável – em outubro, em São Paulo. Só ano passado, cerca de 15 mil famílias, organizadas em 130 empreendimentos, de 14 estados brasileiros, apresentaram seus produtos (alimentos, artesanatos e cosméticos) nesse evento.

Uma ação mais efetiva
A Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-produtivas é um espaço de articulação permanente das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas.

Essa iniciativa conta com a parceria e o apoio da cooperação alemã (GTZ, DED e Fundação Konrad Adenauer), do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional e Codevasf) e da Ong ISPN.

Serviço: Capacitação de Empreendedores Familiares
De 07 a 10 de outubro de 2008
Local: Pousada Paraiso dos Sonhos
Corumbá de Goiás – GO

Assessoria de Imprensa: Ana Célia Floriano (81) 99244575

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing