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Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
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18.10.08

Agricultores familiares ganham força com consolidação da articulação Caatinga Cerrado

A Caatinga e o Cerrado têm uma imensa riqueza produtiva, que precisa ser mais conhecida, respeitada e visibilizada pelos mercados nacional e internacional. Nesse sentido, e dentro da atual conjuntura, o desafio é a preparação dos empreendedores familiares para responderem de maneira qualificada às demandas de comercialização, sem perder o valor social agregado ao seu trabalho. Com o objetivo de contribuir com esse processo, surge a Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-produtivas – um espaço de articulação das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas.

A iniciativa é o resultado do aprofundamento de um debate de dois anos, entre agricultores familiares e organizações apoiadoras, durante feiras e eventos de negócios, sobre a necessidade de se capacitar os empreendedores para atenderem, de forma proativa e sustentável, às exigências do mercado da sociobiodiversidade. Isso porque, os instrumentos para a ocupação desses novos espaços, eles já têm: produtos de qualidade, que são o resultado de um processo de convivência harmoniosa com o meio ambiente e de uma proposta de desenvolvimento com justiça social. São artesanatos, cosméticos, frutas e derivados, mel, entre outros, produzidos por cerca de 20 mil famílias,  representadas por 150 empreendimentos, integrantes de 15 redes de dez estados brasileiros.

Além de participarem de capacitações, debates e palestras, esses grupos também expõem em feiras e eventos, espaços importantes para a construção de parcerias e a identificação de novas oportunidades de negócios. Este mês (outubro), os empreendimentos estarão integrando a Sala Caatinga  Cerrado, que será montada pelo terceiro ano consecutivo (antes recebia o nome de Sala Nordeste e Cerrado) na ExpoSustentat – feira internacional de bens e serviços  voltados para o mercado sustentável.

Para desenvolver suas ações, a Caatinga Cerrado conta com a parceria  da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), do Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED), da Fundação Konrad Adenauer (KAS), do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), do Ministério da Integração Nacional (MI) e da  Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

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São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
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