caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

ACB

base_clip_image001

ACB
Associação Comunitária de Barreira

CNPJ: 07.336.084/0001-88

Endereço:
Rua Boanerges Jacó, 122 – Centro – Barreira – CE

Telefone e Fax institucionais:
(85) 3331-1350

E-mail institucional:
nic.barreira@yahoo.com.br

Representante comercial:
Vanair Peixoto Saldanha

A ACB tem 120 associados, todos agricultores familiares, e 90 pessoas trabalhando no beneficiamento da castanha. Exportam desde 1998 e totalizam 900 empregos diretos no município de atuação.

The ACB has 120 associates, all of which are family farmers, and 90 people working in the processing of the cashew nut. They have exported their products since 1998 and account for 900 direct jobs in the region.

Histórico

 Fundada em 1980 a Associação Comunitária de Barreira vem desempenhando um importante instrumento de geração de renda para os produtores de castanhas da região. A comunidade eco-produtiva da ACB também representa um importante papel na área social fornecendo educação e serviços de saúde para os habitantes da comunidade. O exemplo é o hospital de Barreira que pertence a associação, sendo administrado pela mesma  em parceria com a Prefeitura Municipal de Barreira.

A associação atua principalmente no beneficiamento de Castanha de Caju e suas atividades geram 800 (oitocentos) empregos diretos. Com uma central de beneficiamento e mais 20 (vinte) mini fábricas distribuída na zona rural dos 03 municípios,  fomentando uma produção sustentável, operando dentro dos princípios e conceitos do comercio justo.

A ACB atua nos Municípios de: Barreira/CE,  Ocara/CE e Aracoiaba/CE com uma central de beneficiamento e mais 20 mini fábricas atuando fortemente como incubadoras de novos empreendimentos da agricultura familiar.

Número de famílias  

  1. Associadas : 120
  2. Famílias atendidas ou beneficiadas: Gera 800 empregos diretos, beneficiando 600 famílias.

Cadeias produtivas

Amêndoas de castanha de caju embaladas em pacotes de:  50g, 100g, 200g,  500g e 1kg
Saco laminado com 10 kg com castanha a granel e saco laminado  com 22,68 kg (embalados a vácuo) 

Tendo nas opções: torradas e salgadas, torradas e sem sal, natural sem passar pela torragem, Castanhas caramelizadas com gergelim ou canela.

O Nosso diferencial está na qualidade das Amêndoas de Castanha de Caju beneficiadas artesanalmente (corte manual).

Certificação – Encontra-se atualmente em processo e certificação de um grupo de 40 produtores para o comércio justo e orgânicos pela Certificadora IMO.

Amêndoas de Castanha de Caju

Volume de produção anual – 96 toneladas

Capacidade de produção – 144 toneladas

Produtos

acb2acb1

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing