caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

AAP

AAP
Associação dos Artesãos da Pitombeira

CNPJ: 08.269.459/0001-05

Endereço:
Sítio Pitombeira
Salgueiro – PE

Telefone e Fax institucionais:
(87) 9115-2789
(87) 3871-7089

E-mail institucional:
artesanatopitombeira@gmail.com

Representante comercial:
Adalba Maria da Silva

A Associação dos Artesãos do Sítio da Pitombeira fabrica artesanatos com fibras retiradas dos restos de bananeiras abandonadas pelos agricultores após a colheita, atividade esta realizada há gerações. A técnica do tear manual resulta em um tramado, que posteriormente é colorido com pigmentos naturais de aroeira e de imburana.

The craftsmen association of the pitombeira ranch produces handicrafts made of fibers from the remains of banana trees that have been left behind by the farmers after the harvest, an activity that has been handed down for generations. The manual weaving technique results in a fabric that is then colored with natural dyes extracted from the aroeira and the imburana.

Histórico

 Em 2003 foi realizado um curso de como trabalhar com fibra de bananeira, ministrado pelo grupo de artesanato de Belém de Maria – PE,  a partir daí  um grupo de 10 pessoas permaneceram unidas e em 2006 fundamos a  Associação dos Artesãos da Pitombeira,  considerando o potencial da comunidade que tem a banana como principal fonte de renda e os conhecimentos que o grupo adquiriu com a formação da produção de artesanato com a fibra de bananeira. A cultura da banana envolve homens da comunidade, mas também agrega força do trabalho da mulher embora no início sem nenhuma participação intelectual das mulheres no processo decisório dos encaminhamentos econômicos. Visando incluí-las no ambiente de oportunidade econômica bem como percebendo a necessidade de aproveitamento dos resíduos da bananeira que após a colheita dos cachos resulta numa grande quantidade de matéria vegetal que apenas parte era aproveitada como ração animal e grande parte acumulada no solo sem nenhuma serventia. O governo Municipal buscou fomentar a partir do resgate de iniciativas anteriores voltadas para o beneficiamento da fibra da bananeira, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da produção de artesanato, estimulando mulheres a organização comunitária de base associativa/cooperativista, despertando o surgimento de grupos de produção e conseqüentemente alternativa de inclusão social. Hoje a associação AAP  produz: Bolsas, Almofadas, Souplat, porta guardanapos, colares, Jogo Americano, todos produzidos com fibras de bananeiras.

E está organizada em forma de associação composto por uma diretoria eleita em assembléia geral e com mandato de 03 (três) anos com os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, tesoureiro e secretario e o conselho fiscal. Mantemos reuniões mensais com todos os sócios.

Número de famílias 

  1. Associadas: 9
  2. Famílias atendidas ou beneficiadas: 9

Cadeias produtivas

Artesanato produzido a partir da fibra da bananeira

Produtos

Bolsas, Almofadas, Souplat, porta guardanapos, colares, Jogo Americano aspiral, jogo americano tecelagem

Volume de produção 

Produtos

Produção atual

Capacidade de Produção anual

Bolsas

360

480

Almofadas

100

1.200

Souplast

50

550

Porta Guardanapos

500

6.000

Colares

550

2.800

Jogo Americano aspiral

100

1.200

Jogo Americano tecelagem

200

2.400

Produtos

 Sitio-pitombeira7 Sitio-pitombeira9 sitio-pitombeira8 Sitio-pitombeira12  aap3  aap2  aap1

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing