caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

20.10.08

6 mil famílias produtoras da Caatinga e do Cerrado estarão representadas na Exposustentat

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2008, a Sala Caatinga Cerrado será, pelo terceiro ano consecutivo, um dos destaques da Exposustentat – feira de bens e serviços voltada para o mercado sustentável – que acontece em São Paulo, junto com a Biofach América Latina. Durante esses dias, compradores, especialistas e a imprensa terão acesso a uma grande variedade de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas. No espaço, estarão 28 empreendimentos, representando 6.300 famílias de dez estados brasileiros.

“É possível perceber que, a cada ano, os produtores que integram essa Sala estão mais bem preparados. Eu estou muito animada com a participação desses empreendimentos na Feira, pois, através deles, esses biomas estão conseguindo se mostrar muito fortes. A Amazônia sempre está visibilizada, por ter uma repercussão internacional, mas a Caatinga e o Cerrado merecem, também, ocupar um lugar de maior destaque, e estão conseguindo”, analisa a diretora do Planeta Orgânico, uma das organizações promotoras da Biofach America Latina e Exposustent, Maria Beatriz Martins.

Os empreendimentos selecionados para a Sala Caatinga Cerrado vêm participando de capacitações temáticas desde 2006, as quais objetivam fornecer informações aos empreendedores para a construção de parcerias e a identificação de novas oportunidades de negócios, a partir de uma atuação mais qualificada em espaços de comercialização como as feiras nacionais e internacionais.

A agricultora da Associação dos Produtores Orgânicos de Caraíba e Adjacências (Aproac), que produz frutas no Estado da Bahia, Balbina Carneiro Rios Filho, afirma que, nas capacitações, além de receber informações sobre temas específicos, aproveita o espaço para intercambiar experiências com outros empreendedores. “Aqui, aprendi várias coisas sobre o processo de comercialização: desde o momento da negociação até o estágio final, com a entrega da mercadoria. Também percebi que devo usar mais a Internet”, comenta, referindo-se ao encontro ocorrido na segunda semana de outubro, em preparação a Exposustentat.

Os visitantes da Exposustentat encontrarão na Sala Caatinga Cerrado produtos de qualidade, que trazem na sua essência o trabalho de grupos que produzem de forma sustentável, em harmonia com o meio ambiente e que, ao mesmo tempo em que avançam no uso de novas tecnologias, respeitam e consideram o conhecimento tradicional de suas comunidades. São frutas e derivados, mel, castanhas, óleos, fitoterápicos, fitocosméticos, artesanatos, biojóias e muito mais, produzidos porcooperativas e associações (em anexo a relação dos empreendimentos).

A Sala Caatinga Cerrado consegue reunir o que existe de melhor nesses dois biomas, que é a riqueza de experiências realizadas a partir da diversidade sócio-cultural e ambiental, apresentando diferentes alternativas para o desenvolvimento sustentável. Nesse espaço, a proposta é a de dar visibilidade ao resultado desses processos para que haja uma inserção sustentável dos produtos da agricultura familiar nos mercados nacional e internacional, permitindo que, cada vez mais, a sociedade tenha acesso aos frutos desse trabalho.

A Sala Caatinga Cerrado integra a Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-Produtivas, que é um espaço de articulação das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas. Para o desenvolvimento de suas atividades, essa iniciativa conta com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED), Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Serviço:
Sala Caatinga Cerrado na Exposustentat
www.caatingacerrado.com.br
De 23 a 25 de outubro de 2008
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo
Endereço: Av. Mario Villas Boas Rodrigues, 389, Santo Amaro
Horário- das 11h às 20h

Assessoria de Imprensa da Sala Caatinga Cerrado:
Ana Célia Floriano (81) 9924-4575

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing