caatinga-dodesign-s

BrasilEnglish
Apresentação
A Caatinga e o Cerrado surpreendem com suas paisagens, grande variedade de fauna, flora, recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural. Apesar, dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa. Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números e pelo crescimento e sustentabilidade de empreendimentos que hoje atuam no mercado interno e externo, largando o estigma da desarticulação e da pobreza para se tornarem comunidades saudáveis, tendo como diferencial de mercado a relação respeitosa com a natureza e com o conhecimento tradicional.
» Saiba mais
Novidades por email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

26.03.12

1° Fórum Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade

O 1° Fórum Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade que aconteceu dos dias a 21 a 23 de março, em Recife, teve como tema principal o esclarecimento das principais dificuldades de aplicação do Art. 14 da Lei 11.947/2009 que determina que no mínimo 30% do recurso repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para a alimentação escolar seja comprado da agricultura familiar.

No Fórum, também foram tratados entre outros temas, as especificidades características da produção da agricultura familiar e extrativista, de questões como regularidade, quantidade, distribuição e apresentação dos produtos, regularização sanitária dos empreendimentos e documentação fiscal.

Estiveram reunidos no evento, gestores públicos, nutricionistas, representantes do Governo Federal, representantes de organizações produtivas, de organizações de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar entre outras.

O Ministério de Desenvolvimento Agrário diz que desde 2010 a lei entrou em prática e a compra direta aos pequenos agricultores só faz aumentar. “Esse valor total no país chega a um bilhão de reais. Nós estamos, a cada ano, em alguns municípios, como aqui no estado de Pernambuco, saindo de R$ 3,3 milhões para R$ 19 milhões que eram comprados da agricultura familiar apenas pelo Estado. A gente acredita que esse ano vai ser um recorde”, afirma Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário em reportagem a TV Globo, como mostra no vídeo abaixo.

O Fórum foi realizado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e da Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), que buscou levantar propostas e sugestões que possam melhorar a gestão e o acesso ao programa, sensibilizar gestores públicos e nutricionistas e apresentar os produtos da sociobiodiversidade com potencial para serem incorporados à alimentação escolar e por fim criou uma agenda para o acompanhamento dos encaminhamentos deste I Fórum.

 

Encontre empreendimentos e comunidades
São apoiadores desta inciativa:DEDKASIICAISPNUnião EuropéiaAgendha
GTZCooperação Brasil-AlemanhaCodevasfMinistério da Integração NacionalMinistério do Desenvolvimento AgrárioMinistério do Meio AmbienteBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing